Em meio à aula de Semiótica, na pós-graduação,
a professora pede que façamos uma análise sobre um trabalho audiovisual. É
neste momento que meu querido amigo Dan Hudson me surge com este vídeo para me
fazer chorar de rir.
Semiótica é uma vigem... Convido
você a viajar conosco!
Aprovado pela nossa docente, eis
a nossa análise:
Analise Semiótica da
peça publicitária - Dove Men Care
Resumo:
Esse artigo se destina a esmiuçar a peça
publicitária lançada pela marca Dove, da empresa Unillever no final do verão
brasileiro de 2013. O comercial em questão fala sobre um shampoo feminino que
ao ser usado por um homem provoca uma sensação feminina no mesmo, o que faz chamar a atenção do seu chefe.
No presente artigo, vamos analisar um
pouco dessa questão do feminino e masculino e debater um pouco sobre os signos
contidos no audiovisual partindo de um contexto histórico para embasar nossas
teorias.
PALAVRAS CHAVE: Homem,
cabelo, vestimentas, shampoo, chefe, escritório, dove.
1-
Introdução:
O presente artigo se destina a realizar
um panorama sobre a peça publicitária da empresa Dove Men Care, desconstruindo
o recurso audiovisual utilizado, e analisando ponto a ponto, as principais
questões, e características, impostas pelo comercial. Será abordado a problematização
do homem e da mulher em relação aos conceitos já construídos e instituídos na
sociedade, além de buscar, por meios de signos, no comercial, explicações plausíveis
dentro de uma cadeia de acontecimentos históricos para fundamentar e embasar
nossas questões.
Serão abordados também questões
referentes aos níveis: Fundamental, narrativo e discursivo. Neste contexto será
montado um panorama focado, e esmiuçado, em cada um destes níveis da peça
publicitária para que tenhamos, ao final dos argumentos, um mosaico de
conceitos analisados a partir do que foi estudado em sala de aula.
2-
Teorias sobre Semiótica Discursiva
Segundo dados retirados do site
Wikpédia, em 02 de abril de 2013, em que
coincidem com os conceitos transmitidos em sala de aula, a semiótica é a ciência que estuda os os signos em geral além de analisar também semiose baseadas nas análises de todos os
fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas que
possuam um significado/uma significância.
Foi usada pela primeira vez em
Inglês por Henry Stubbes (1670), em um sentido muito preciso, para indicar o
ramo da ciência médica dedicado ao estudo da interpretação de sinais.
John Locke usou os termos
"semeiotike" e "semeiotics" no livro 4, capítulo 21 do ensaio acerca do entretenimento humano
(1690).
Mais abrangente que a linguística, a qual se restringe ao
estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem
verbal, esta ciência tem por objeto qualquer
sistema sígnico - Artes Visuais, Música, Fotografia, Cinema, Culinária, Vestuário,Gestos, Religião, Ciência etc.
Surgiu, de forma independente, na Europa e nos Estados Unidos. Mais frequentemente,
costuma-se chamar "Semiótica" à ciência geral dos signos nascidas do
americano Charles Sander Peirce e
"Semiologia" à vertente européia do mesmo estudo, as quais tinham
metodologia e enfoques diferenciados entre si.
3-
Problematização:
Há céculos existe uma discussão
em relação as questões que definem e separam o sexo masculino do sexo feminino.
A questão homem e mulher é tratada, desde os primórdios, como gêneros de
características especificas e diferentes; podemos destacar a força física como
a característica implícita que mais causa impacto na designação destes gêneros,
além, é claro, das questões físicas genitais, que ao longo da história criou
uma certa ponte entre os dois sexos, embora atualmente existam frequentes
cirurgias diárias de órgãos genitais (tanto para o sexo masculino como para o
feminino), ocorrentes em diversos países, que quebram este paradigma e reverte
o ciclo desta discussão.
Voltando um pouco na
história de vida humana, podemos perceber que houve uma grande transformação
destes conceitos estéticos que, em sua maioria, se transformaram devido as
necessidades do dia a dia.
Baseados nos conceitos de
dois grandes escritores e historiadores, James Laver ( escritor do livro 'A
roupa e a Moda') e Gilles Lipovetsky
(escritos do livro ' O império do Efêmero') podemos perceber que no início dos
tempos, quando a estética passou a dominar grandes períodos políticos,
econômicos e sociais baseada em questões de beleza e poder, os homens se
adornavam muito mais que as mulheres, com o objetivo de mostrar riqueza e sua
classe pertencente à sociedade, pois eles eram a base e a grande representação
do lar.
Em relação à peça publicitária,
brasileira, que será analisada neste contexto, destaca-se a questão estética
destes gêneros, mais precisamente a questão dos cabelos.
No início dos tempos era
comum, e até imposto, que os homens usassem cabelos e barbas bem longas, com objetivo de demonstrar
sua idade e, conseqüentemente, respeito perante a sociedade a qual pertencia.
Com o passar dos anos, devido as guerras e os
trabalhos braçais, que tornaram-se cada vez mais constantes e necessários,
começou a ficar difícil manter os cabelos longos, pois vieram novas profissões
onde o trabalho dos homens exigiam mais força física e segurança, além da peste
propagada dos piolhos, fatores que os levaram a necessidade de cortar os
cabelos, em certos casos, a utilização de perucas passou a ser frequente, tanto
para os homens quanto para as mulheres, porém essa prática não perdurou por
muito tempo, ainda devido as necessidades do trabalho.
Embora a campanha
publicitária da marca Dove enfatizar essa diferenciação estética entre os
gêneros dos sexo masculino e feminino, devemos ressaltar que, na nossa
contemporaneidade a nossa sociedade não mais se utiliza destes padrões
estéticos que classificam que cabelos curtos devem ser usados por homens e
cabelos cumpridos por mulheres para definir os sexos, pois é extremante comum
ver mulheres de cabelos bem curtos e homens de cabelos cumpridos. Portanto,
podemos afirmar que a marca utilizou-se destas questões, resgatando estes
paradigmas, apenas por uma questão de promover uma discussão sobre o assunto e
gerar renda.
4-
A Marca
*Dove é uma marca de uma linha de higiene pessoal e beleza,
mais comumente lembrada como a marca de um sabonete do Brasil, pertence à
companhia Unillever. A marca abrange, porém, outros produtos, tais como xampus,
condicionadores e hidratantes. Seu apelo publicitário era de que o sabonete
continha loção hidratante.
Durante a ll Guerra Mundial, o
exército dos Estados Unidos da América, utilizou uma fórmula diferente para
tratar de seus ferimentos, fórmula esta que deu origem a um sabonete que tempos
depois recebeu a pomba (símbolo da paz) como o símbolo de sua marca, exposta ao
mercado americano em 1957.
Levado ao Brasil em 1992, a marca obteve expressiva aceitação, e em pouco mais do que uma década no país, tornou-se o quinto maior mercado internacional da marca. Seu apelo publicitário era de que o sabonete continha loção hidratante.
Com bons resultados, a marca diversificou os produtos, e a tornaram uma das marcas referências de higiene, beleza e cuidados pessoais do Brasil.
Levado ao Brasil em 1992, a marca obteve expressiva aceitação, e em pouco mais do que uma década no país, tornou-se o quinto maior mercado internacional da marca. Seu apelo publicitário era de que o sabonete continha loção hidratante.
Com bons resultados, a marca diversificou os produtos, e a tornaram uma das marcas referências de higiene, beleza e cuidados pessoais do Brasil.
(Fonte: Wikpédia)
5-
Sobre a Peça Publicitária
Imediatamente após ser
questionado pelo seu chefe, temos na campanha publicitária, um flash back onde
o personagem principal se recorda que realmente havia usado um produto
feminino; neste momento é mostrado, em close, a embalagem do produto usado por
ele para enfatizar o mesmo havia usado um xampu, neste caso, específico, para
mulher.
Para enfatizar a ação, é mostrado uma
cena do personagem principal na rua, correndo em desespero, enquanto toca uma
música típica de comerciais do gênero feminino, onde, mais uma vez, os cabelos aparecem
esvoaçantes.
Já no chuveiro, o mesmo se liberta daquela sensação que estava durante todo o tempo do comercial.
6-
Nível Fundamental
Análise
de acordo com a percepção do personagem principal
- Dieese (Diegese é um conceito de narratologia, estudos literários, dramatúrgicos e de cinema que diz respeito à dimensão ficcional de uma narrativa. A Dieese é a realidade própria
da narrativa ("mundo ficcional", "vida fictícia"), à parte
da realidade externa de quem lê (o chamado "mundo real" ou "vida
real"). O tempo diegético e o espaço diegético são, assim, o tempo e o espaço que
decorrem ou existem) dentro da trama, com suas particularidades, limites e
coerências determinadas pelo autor.)
Eufórico: É o momento
em que ele (o personagem principal) acredita que seu cabelo está belo dentro
dos padrões, sem dar conta de sua associação com a feminilidade.
Disfórico: É o momento
em que o chefe percebe a semelhança do cabelo do funcionário com
características femininas, e que foge aos padrões das características
masculinas.
Análise de acordo com a
percepção do personagem principal - Diegése
7-
Nível Narrativo
FUNÇÃO: A função do comercial é mostrar ao gênero masculino que existe um
shampoo específico para as necessidades masculinas.
Sujeito Fazer: O homem no escritório é
indagado por seu colega sobre a feminilidade do seu cabelo.
Transformação: O sujeito percebe seu estado ao qual está relacionado a figura feminina.
Imediatamente faz uso da transformação do pensamento para sair daquele ambiente
tanto de forma mental quanto física.
Além disso, o comercial permite a sensação de
que o cabelo do personagem principal é comprido, quando na verdade, após ele
lavar os cabelos com o xampu ‘de homem’, fica claro de que não é. Isso denota
que os cabelos compridos estão associados à feminilidade, e os cabelos curtos à
masculinidade.
Sujeito Estado: O personagem principal entra em estado de paranóia pelo fato de estar
sendo associado ao universo feminino e muda suas ações em relação a sua antiga
prática, a partir do comentário do chefe, que é lavar os cabelos com xampu
feminino.
Elementos
Concretos que Compõem esta Narrativa = Homem, cabelo, as vestimentas, o xampu, o
chefe, o escritório.
8
- Análise do Nível Discursivo:
O
que?
Comercial publicitário
da marca Dove, voltado ao público masculino.
Quando?
Começou a ser veiculado
meados segunda semana de março de 2013, final do verão brasileiro.
Onde?
Ele foi criado com o
objetivo de ser veiculado na internet.
Como?
Principalmente através
de redes sociais e sites específicos de divulgação de vídeos.
9
- Manipulação
A marca Dove, neste
comercial, através da provocação, manipula seus consumidores do gênero
masculino, a adquirirem seus produtos.
Além disso existe um
apelo de sedução no momento em que mostra todos os valores positivos das
características do cabelo.
Competência
= Saber: Percebe através do comentário de seu chefe que o shampoo que está
usando está lhe causando características femininas.
Performance
= Fazer: Corre para a loja e adquire um produto específico para seu gênero.
Sanção
=
Resultado: Após o uso do produto específico para seu gênero ( no caso
masculino) ele volta a adquirir suas características masculinas.
10-
Apelos Publicitários:
Nível
da Manifestação (Comercial)
A trilha sonora utilizada no comercial
permite uma associação direta em relação aos comerciais de xampu feminino. O
movimento do personagem principal ao pegar nos cabelos, também permite esta
associação direta.
A cor predominante deste comercial é
Cinza- o que faz uma ligação direta entre a vestimenta dos executivos e a
embalagem do produto.
Os elementos técnicos utilizados, tais
como: Movimentos de câmera em treveling, câmera lenta, plongeé, plano médio,
além dos closes nas expressões faciais, remetem a características de comerciais
tipicamente femininos para fazer o contraponto neste comercial que é voltado
para o gênero masculino.
Utilizando-se das estratégias do humor,
que são empregadas na música, nas expressões, no diálogo e nas sensações das
características físicas (o cabelo comprido e esvoaçante), o comercial atinge
mais facilmente seus consumidores.
8.1
- Apelos Publicitários:
- O formato da embalagem lembra um controle remoto, denotando que é possível o consumidor ter o controle da estética de seu cabelo.
- Contraste ‘Quente-Frio’ no destaque das informações sobre propriedades do produto, o que remete também, diretamente a temperatura do chuveiro.
- “Cabelos 10 vezes mais fortes”- Associando a força do produto à força masculina.
11
- Considerações Finais
A partir de nossa
análise semiótica em relação ao comercial do produto Dove Men Care, observamos
que o apelo estratégico utilizado pela marca, com o objetivo de vender o seu
produto, trabalhou com questões de
gêneros (masculino X Feminino) que já estão pré estabelecidos na sociedade de
diversas formas.
Sendo assim, a publicidade proporciona no espectador masculino um pensamento de que os homens não devem usar produtos voltados para o público feminino e sim para o seu gênero, neste caso os produtos da Dove Men Care.
Talvez os elaboradores desta campanha não tenham pensado assim como nós, contudo estamos respaldados... Semiótica é a maneira como você percebe as coisas. ;)
Sendo assim, a publicidade proporciona no espectador masculino um pensamento de que os homens não devem usar produtos voltados para o público feminino e sim para o seu gênero, neste caso os produtos da Dove Men Care.
Talvez os elaboradores desta campanha não tenham pensado assim como nós, contudo estamos respaldados... Semiótica é a maneira como você percebe as coisas. ;)