terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fashion Rio Inverno 2011

O evento do Fashion Rio tem se tornado a cada ano mais glamouroso e competitivo, principalmente pelas empresas de multimarcas que expõem o seu produto no RIO – À – PORTER (localizado no Píer Mauá) e no Fashion Business (Localizado na Marina da Glória).
São dezenas de modelos lindas, andando de um lado a outro, muitos fotógrafos e jornalistas atrás das novidades, e dos muitos artistas e celebridades que por lá circulam. É um evento cansativo, devido ao tempo de duração e extensão, porém muito compensador para quem resiste e aproveita tanta informação.
Píer Mauá

As Designers Lucimari Paixão, Katia Barbosa e Soraya Giatto

O Evento no Píer Mauá no dia 11/01/2011 trouxe novidades do estudo realizado pelo SENAI-MODA em uma palestra que revelou as novas características mundiais de comportamento e consumo, onde ficou evidenciado que “Estamos vivendo em uma nova era de Transparência e Desaceleração”; Palavras das pesquisadoras e palestrantes Valéria Delgado e Carol Fernandes. Além disso, a palestra falava sobre descobertas tecnológicas e de importantes novos matérias descobertos e que já estão sendo testados  no desenvolvimento de produtos inovadores, tal como o Grafeno.
Assim como o Diário de Inspirações do SENAI- CETIQT, o novo Caderno de Tendências do SENAI Moda, conta com o estudo de quatro Macrotendências.
Simplicidade Engenhosa: Simplicidade e eficiência em novos produtos simples e eficiente  para atender a nova demanda de consumidores jovens e que já nascem em um mundo de tecnologia e novidades constantes. Exemplo:
· O futuro é hibrido - Junção de duas espécies diferentes que permite em um melhor resultado de satisfações;
· Redes sociais - Permite um milhão de amigos que você nunca viu de perto;
· Descoberta do Granfeno - Material encontrado no grafite e em outros compostos de carbono. O mais Resistente já encontrado, porém maleável.
· Programas eletrônicos que permite a interação direta com o usuário;
· Novas formas de publicidade feitas dentro de jogos de Videogame...

Ícone Renovado: Mostra o que parece mais não é. Utilização do natural com o artificial possuindo a finalidade de aflorar sensações reais de toque, caimento, formas, sabores, cheiros e etc. Exemplo:

· Inteligência Botânica - Busca as sensações da natureza implementada nos produtos (couro vegetal), ou até mesmo inspiração na natureza para buscar as propriedades das plantas, das peles dos animais, de materiais orgânicos para permitir que tenhamos essas propriedades em tecidos tecnológicos;
· Fazenda do Futuro - Você cultiva o que você come e
· Agência de Jardins – Aluguel de um serviço e/ou um espaço para sua plantação...
Survivalismo: O surgimento de novas estratégias de sobrevivência em meio ao caso urbano, desastres naturais e/ou provocados pelos homens desafiam o Design a soluções criativas e inovadoras para melhorar alguns cenários sociais.
· 2012 Era da Transparência – A busca pela verdade já começou desde o final de 2010. As pessoas querem saber de tudo, sem maquiagem, sem mentiras, custe o que custar – Wikileaks;
·  Intolerância Política;
· Policia e bandido. Quem é quem? Ligações de denúncias para ambos os lados;
· Busca pela generalidade, caridades, voluntariedade;
· Greengle – O site de Busca Eco-Friendly do Brasil. Slogan: “Use a internet e ajude o planeta”;
· Preocupação com a opinião dos outros – “O que você acha?”...
Universo Luz: Retrata a espiritualidade, a descoberta do ser. A redescoberta de novos hábitos, culturas e fé. A preocupação de como será a nova geração: Exemplo:
· A utilização do ante-energético, que possui a função contrária nesse mundo de grande velocidade tecnológica e produtiva, onde os jovens precisarão de um “tutor” para ajudá-los a caminhar com menos anseio pela vida;
· Inspiração no antigo para transformar o novo - Retrofit.
· Orgulho Regional- Orgulho de sua cultura, raízes, origens;

De tudo o que foi dito, a frase mais importante que marcou realmente o encontro foi “Para que as pessoas consumam menos e para que a degradação do nosso planeta não atinja o ápice, é preciso partilhar. Assim como era feito nos tempos em que a moeda não existia, onde se trocava um bem pelo outro.”

O final dessa frase faz lembrar um Videozinho do Youtube cujo título é “A história das Coisas” o qual já foi postado neste blog no dia de dezembro de 2010.

Fashion Business

O espaço do Fashion Business estava bastante iluminado e criativo – Como sempre! – Cheio de novidades e exposições inspiradas no meio ambiente, construídas de muito material reciclado, plantas naturais e bom gosto. Tão belos quanto às exposições, estavam os stands das marcas que faziam um convite a visitação no seu interior, dentre eles: Alexandre Herchcovitch, Carlos Miele, Luciana Galeão, Mara Mac, Maria Filó, Patrícia Vieira, Espaço Fashion, Sacada, Zoomp e muitas outras, além disso, tinha os espaços reservados aos confeccionistas de Cabo Frio, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São Gonçalo, Niterói, Sul Fluminense e demais regiões.







Vinculado ao evento do Fashion Rio estava à exposição Casa Canadá situada no SESC Rio. A exposição recorda os belos tempos de Glamour da sociedade carioca entre as décadas de 50 e 60.  São quase 20 anos de história contada a partir de fotografias, filmes, revistas, e depoimentos atuais em vídeos das grandes Divas que desfilavam sua beleza e elegância.
Comandada por Mena Fiala e Cândida Gluzman, a Casa Canadá foi responsável por vestir importantes primeiras-damas do Brasil e pioneira em trazer as melhores peças dos desfiles europeus para o Rio de Janeiro.
A Exposição continua até o dia 30 de janeiro.








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