Desculpe a demora, sumi por uns dias devido à correria para essa semana, onde as comemorações do Carnaval se iniciam; e como a postagem anterior fala sobre o mês de fevereiro, ela ainda estava atualizada. ;)
Pois bem, para fechar o mês, eu quero registrar a importância dos dois eventos que participei relacionados à Moda, Comportamento e Consumo.
O primeiro Seminário aconteceu na Casa Brasil, no dia 17/02/11, que teve como palestrantes dois grandes nomes: Peter Marigold e Max Lamb. São dois Designers Contemporâneos ingleses, que usam de sua criatividade para desenvolver técnicas de construção de objetos ligados a decoração e obras de arte. A palestra foi riquíssima em imagens e explicações detalhadas de todo o processo que eles utilizam no desenvolvimento de seus produtos, onde a manufatura atua em cheio quando cada um escolhe uma técnica para trabalhar e vai desenvolvendo-a de acordo com as necessidades em que o projeto vai se concretizando e tomando forma.
A principal característica entre os dois profissionais é a utilização de novos materiais na composição dos objetos e a certeza de que não é preciso grandes investimentos para por em prática boas idéias.
O evento foi uma prévia do que será visto de 02 a 06 de agosto na Casa Brasil 2011, no pólo moveleiro, em Bento Gonçalves.
Na semana seguinte, mais precisamente no dia 24/02/11, aconteceu o Evento Internacional "Panorama do Design"; um projeto realizado pelo SENAI Design Future que ocorreu na Faculdade SENAI-CETIQT no campus Riachuelo.
Os palestrantes Giovani Contin, Monica Queiroz, Roberto Galiasi e Arturo Dell’Acqua, explicaram as novas formas de visão do Design, que está totalmente voltado para o estudo de comportamento, onde o mesmo é refletido em produtos de moda (no mais amplo sentido da palavra) promovendo o diferencial do nosso dia a dia.
Uma das frases que mais marcaram e que, praticamente, resume os dois eventos, foi:
“Hoje não se vende mais produtos, se vende DESEJOS”.
Estes dois Seminários deixaram uma prévia de tudo o que está por vir em 2011, nas áreas de Móveis, Decoração e Moda, onde o foco principal é o estudo de comportamento; tema que está sendo muito estudado e debatido nas áreas, não só relacionadas à moda, mas também de Marketing, Economia, Estudos Sociais e Comportamentais, dentre outras. Fique de olho! ;)
OBS: Para Comentar ou Seguir o Blog, seu Gmail deve estar logado (aberto). ;)
Essa semana eu estive pensando como o mês de Fevereiro é especial para mim e como eu posso resumir parte de minha história de vida, se eu começar a analisar dia por dia que completa este período de tempo no calendário. Acho até que eu poderia montar um calendário de comemorações próprias para cada dia.
Geralmente é neste "pequeno" mês que comemoramos o Carnaval. Sou uma pessoa que conheço ‘A Palavra’, mas que ao mesmo tempo não consegue deixar de gostar dessa mistura de gente, de ritmos e de sentimentos. O carnaval para mim é um momento de ver minhas estrelas brilharem; sinto um orgulho ‘danado’ (como diria meus conterrâneos) quando vejo Ivete, Claudinha, Daniela, Bel, Durval, Timbalada, Harmonia e todos os outros desfilarem em cima de seus trios, tão coloridos, provocando emoções indescritíveis. Já sonhei em um dia estar lá, em cima do Trio, cantando com um deles ou sendo um deles. Mas a minha veia artística me levou por outros caminhos.
Contudo, não é apenas o carnaval que marca o mês de fevereiro para mim.
No dia 2, minha família e eu, comemorávamos o aniversário de minha tia avó, e no dia 6 comemorávamos o de minha avó materna (ambas em memória). Lembro-me do café da manhã em família, onde todos os primos, tios e tias se reuniam para cantar parabéns para “minha vó” (era assim que chamávamos ela - Tomando posse).
Dia 12 comemoramos o niver do meu pai, o homem mais especial que tenho na vida, abaixo de Deus. Mas eu consigo distribuir esse amor com mais dois homens tão especiais quanto; meu irmão, e meu sobrinho de 5 aninhos.
Foi no dia 13 de Fevereiro de 1998 que comecei as minhas primeira aulas no SENAI –FIEB, no curso de Panificação e Confeitaria, e cá estou até a presente data; em uma unidade um pouco mais distante (quase 2 mil quilômetros), porém na mesma instituição e com o mesmo amor e dedicação de 13 anos atrás, contudo muito mais experiente. No SENAI Dendezeiros eu fiz amizades eternas, que moram no meu coração, tais como: Itana, Vânia, Aline, Leina, Piu-piu, Luydi, Misaeli, Mariucha, Joacy, Jeguinho, Sidney, Daniel e muitos outros, além de Arquimédes, Graça e Álvaro, meus eternos professores. No SENAI-CETIQT eu também fiz grandes amizades. Um dia eu ainda conto essa história, na íntegra, para vocês. Foi no dia 26 de fevereiro de 2004 que recebi uma ligação avisando que eu havia sido selecionada para ir estudar no Rio de Janeiro, e que teria que “deixar para trás” todas as minhas origens. Por falta de disponibilidade de passagem, devido ao carnaval, tive que viajar no dia 28, antecipadamente, assim... no susto. Foi até engraçado quando cheguei no aeroporto Santos Dumont e “dei de cara” com varais passistas de escola de samba dançando para recepcionar os turistas. Era dia de desfile das campeãs no Sambódromo.
Fiquei encantada com tantos artistas que circulavam de lá para cá, e ao mesmo tempo eu pensava “Como será minha vida de agora em diante?”, pensava também nos conselhos que meu pai havia me dado em relação as diferenças culturais que eu iria ter que enfrentar. Eu nunca havia estado naquela cidade, não conhecia ninguém, apenas um amigo da família de muitos anos. Este ficou de ir me buscar no aeroporto, só que nós não combinamos qual deles seria; ele foi para o Galeão e eu fiquei esperando-o no Santos Dumont. Com apenas 50 reais na carteira, para vida e para a morte, eu passei de 3 da tarde até 11 da noite na dúvida se comprava um lanche, ou se pegava um Taxi até a região de São João de Meriti (era o endereço que eu tinha anotado do Sr. que estava para me buscar), foi quando um taxista me informou que com aquele dinheiro eu não chegaria nem na metade do caminho, neste momento a dúvida cessou e eu fui comprar um lanche, já estava disposta a passar a noite deitada no banquinho do aeroporto, pelo menos me parecia seguro...rsrsrs... Foi quando o garoto da lanchonete me disse que estava me observando e percebeu que eu estava "meio perdida” (Meio!?), aí eu contei toda a história e ele ficou penalizado resolvendo então deixar o lanche por conta da casa. Que Anjo! rsrs... Deus sempre coloca anjos no meu caminho para me guiar.
Porque eu não liguei para o celular de Sr. Vevéio (é este o verdadeiro nome dele)? Você já viu ‘Murphy’ ajudar alguém nessas horas de apuro? O celular dele só caía na caixa, e eu nem tinha celular na época. Por sorte achei um catrão telefônico com 20 ligações, esquecido por alguém. Graças a Deus! Liguei diversas vezes para a casa dele e sua esposa, uma senhora já bem idosa, atendia o telefone e não entendia uma palavra do que eu dizia, enquanto isso ele telefonava pra casa e ela não passava o recado. Conclusão, ele, por sorte, resolveu, antes de ir embora, passar no Santos Dumont para ver seu eu estava por lá, e eu fui pra casa dele. Muito cansada, fisicamente e psicologicamente.
Voltando a exemplificar as coincidências do mês de Fevereiro na minha vida... A minha ‘irmãzona’ de coração, faz aniversário no dia 20. É ou não é para comemorar o mês inteiro!? ;)
Aproveitando a oportunidade, vou deixar aqui registrado todo o meu carinho por ela... Camila minha querida, desejo que Deus ilumine todos os seus caminhos e que você continue sempre sendo essa pessoa do bem que és. Carinhosa, atenciosa, meiga (nem sempre... rsrs), mas sempre muito humana e um irmã maravilhosa. Te amo amiga linda! Parabéns!!!!!
“Fevereiro
Alegria
Muita festa
Todo dia...”
(Intérprete – Ivete Sangalo)
OBS: Para Comentar ou Seguir o Blog, seu Gmail deve estar logado (aberto). ;)
Na postagem anterior eu falei de Moda relacionada à Bahia, e dessa vez não será diferente!
A Cantora Larissa Carvalho acaba de lançar o Cd de sua banda que está mais Amada do que nunca. O disco traz uma mistura de sons, com moda, bons sentimentos e Bahia.
As músicas de axé, que embalam seu Cd, foram selecionadas com muito carinho pela cantora, e vai fazer com que todo mundo 'tire o pé do chão' no carnaval que está “batendo à nossa porta”.
O estilo da banda foi inspirado nas Pin-ups, que tiveram seu grande momento de explosão nas décadas de 40 e 50. As primeiras surgiram no teatro de revista e ocuparam o lugar das propagandas ainda na década de quarenta. Estas eram retratadas como mulheres muito femininas e com uma grande dose de sensualidade. O que torna o conceito da ‘Banda Amada’ ainda mais fiel a sua inspiração.
A Capa do álbum está tão charmosa quanto sua cantora. Larissa está esbanjando beleza, alegria e simpatia a cada Letra das músicas, a cada foto e a cada figurino utilizado nesta composição. É evidente que a beleza pessoal dessa menina baiana, tanto externa quanto interna, só ajudou a tornar este novo trabalho, muito mais belo, divertido e dançante.
Eu sou suspeita para avaliar seu trabalho, pois acompanho sua carreira desde a Banda Balada Nova, e hoje estou muito feliz com mais essa realização de minha querida amiga. Eu avisei que daria certo quando presenciei sua correria.
Desejo a Lari e ao seu grupo muito sucesso, pois vocês já são a banda mais Amada da Bahia. O Brasil pode esperar para conferir!
Nesta quinta feira (dia 10) começou a semana de Moda de Nova York , uma das mais concorridas no mundo, trazendo profissionais renomadíssimos da área.
A coleção a ser apresentada é relacionada às estações climáticas, Outono-Inverno. Vale ressaltar que no Brasil essa distinção de estação está 'saindo de moda', pois no nosso caso, estes fatores climáticos não são bem definidos, principalmente pela extensão do território brasileiro que impossibilita padronizar ou tendência a nossa moda de uma maneira eficaz, sendo assim, as formas das roupas, as cores e os tecidos, devem ser adaptados para atender as necessidades de cada região.
Já em NY, peles e tramas pesadas invadem as passarelas e encantam lojistas, além de possíveis consumidores, contudo o brasileiríssimo estilista Carlos Miele, conseguiu se inspirar em uma das regiões mais quentes do Brasil, em relação ao Clima, Cultura e Cores, e resolveu misturar estas características as baixas temperaturas da America do Norte proporcionando um resultado muito satisfatório.
Buscando inspiração no fotógrafo baiano Mario Cravo Neto, sua coleção de peças de alta-costura vem repleta de características do Barroco e da Bahia. É bom relembrar que em 2006 Miele também inspirou sua coleção, desfilada em Nova York, no Barroco, porém o país associado à arte foi a Itália. Confira!
OBS: Para Comentar ou Seguir o Blog, seu Gmail deve estar logado (aberto). ;)
Depois do sucesso estrondoso no mundo da música Pop, a cantora Lady Gaga foi reproduzida em diversos bonecos de cera que serão espalhados pelos mais importantes museus do mundo a fora. A fisionomia dos bonecos é tão impressionante que dá até vontade de pedir um autógrafo.
Ao todo serão 8 bonecas espalhados pelo mundo que levam as proporções originais da cantora, proporções estas que foram estudadas detalhadamente por uma equipe de artistas plástico americanos, tendo como principal escultor Stephen Mansfield.
Os artistas foram fiéis ao reproduzir a originalidade dos figurinos e das maquiagens extravagante usadas pela estrela.
Para quem estiver dando um passeio pela Europa, China ou América, vale a pena visitar os museus e tirar uma foto.
Confira as fotos e o vídeo do Processo e das Peças Prontas
Tietagem das fãs das bonecas - ou da Lady Gaga
Vídeo
OBS: Para Comentar ou Seguir o Blog, seu Gmail deve estar logado (aberto). ;)