quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SEXO E AS NEGAS



Estreou hoje a nova série da Rede Globo, escrita por Miguel Falabella, Sexo e as Negas.

Assim que vi a primeira chamada na Globo, antes mesmo que eu ouvisse um só comentário sobre a série, associei imediatamente a série Sex And The City, da qual sou fã e tenho o combo com todos os episódios e os dois filmes.  

Pra quem acompanhou a série americana, ficou claro que a série brasileira é uma releitura, de lados
sociais opostos, do que foi, e ainda é, um sucesso nos EUA; mesmo depois de 16 anos de estreia.
Eu não me canso de rever Sex And The City e de fazer comparações com minha vida amorosa, com minhas amigas e com todo o contexto social que a série aborda; ou seja, quatro mulheres brancas, bem sucedidas, que adoram moda e sexo.  

Foi então eu vi Falabella em uma entrevista para o Vídeo Show, dizendo que sua inspiração era voltada ara a série americana, e que os problemas sociais implícitos e explícitos estavam ali porque fazem parte do dia a dia, mas que seu foco era, justamente, a busca dessas mulheres pelo homem ideal. Bingo!

Ao analisar o primeiro episódio de Sexo e as Negas, percebi nitidamente diversos elementos de Sexy And The City em todo contexto, a começar pelos depoimentos dos atores voltados direto para a câmera. A produção espalhafatosa (com um toque retrô no figurino) das protagonistas também está interligada com o culto a vaidade da série americana...


O nome (MARCA) de ‘Sexo e as Negas’ lembra a logo dos filmes 1 e 2 estadunidense...



Um dos personagens da série brasileira chama-se ‘Big’ tal como o esposo da personagem Carrie...



‘Soraia’ é o nome de uma das personagens de Sexo e as Negas, fazendo alusão à personagem ‘Samantha'...


As protagonistas americanas se divertem nas boates, as brasileiras no baile...


E dentre tantas outras semelhanças, destaca-se o SEXO, como protagonista maior, tal como a série americana onde as quatro amigas conversam abertamente sobre o tema de uma forma muito natural, aparecendo seminuas (ou completamente nuas) em quase todos os episódios.


Em Sex And The City as protagonistas não cantam (muito embora no filme 2 elas se apresentem em um karaokê), mas sofrem do complexo de Divas. Não sei, mas eu vejo os sonhos das nossas protagonistas brasileiras associados à Diva negra Beyonce, que também é linda, apela da sensualidade e fala de amores e sexo em suas letras.

Sexo e as Negas

Beyonce

Sex And The City
Já era previsto que uma série com este contexto escancarado, no Brasil, geraria polêmicas, como se aqui as mulheres só falassem de sexo e andassem seminuas (ou completamente nuas) apenas no carnaval. Acredito que o problema da série brasileira não está relacionado somente ao fato da sexualidade ou da cor da pele das protagonistas, e sim em uma marca histórica que os negros brasileiros ainda não superaram.

A série 'branca' dos EUA, protagonizada por mulheres bem sucedidas e fogosas não foi vista como racismo pelos brancos, e nem pelos negros. Mas a série brasileira oriunda do mesmo contexto foi. Por quê será?


A sensação que eu tenho é de que os negros não gostam de serem vistos retratados em seu ambiente natural. Parece uma ofensa o relato de suas dificuldades, que não deveriam ser tão dolorosas, mas são.

Eu trabalho com moda e comportamento há 16 anos, e coincidentemente uma das minhas maiores experiências profissionais foi quando atuei na Ação Comunitária de Cordovil, Cidade Alta - Rio de Janeiro. Eu era gerente de produção de uma marca de moda dentro de uma comunidade que muitos denominavam violenta, focados em uma minoria, mas que eu denominava como cercada de amor, porque lá eu conheci pessoas de corações gigantescos e sonhos tão grandes quanto. Em Cordovil eu passei quase um ano ensinando moda e aprendendo o que é ter esperança, perseverança, determinação, amizade, companheirismo, comprometimento... De lá eu vi sair uma estrela que começou a brilhar nas ruas de Cidade Alta, passando pelas passarelas do Fashion Rio e estampando as páginas da revista Vouge. Lá eu vi moda, arte, comunidade e não sociedade.

Não tem como eu assistir ‘Sexo e as Negas’ e não relembrar as histórias que minhas alunas contavam. Também não consigo separar a realidade social de ‘Sex And The City’ da realidade de social de ‘Sexo e As Negas’. São todas mulheres, enfrentado suas dificuldades. Ninguém é 100% feliz ou realizado. Todo mundo está sempre buscando um complemento.

Na posição de produtora audiovisual, de pesquisadora comportamental e de brasileira mestiça, eu não consigo enxergar RACISMO na série brasileira negra, como também não enxergo na série estadunidense branca. O que eu vejo, nitidamente, é uma sociedade fazendo uso de uma ferramenta digital poderosa para chamar atenção para causas sociais a benefício próprio, ou seja, buscando os seus 15 minutos de fama fazendo estardalhaços nas redes sociais.

Será que estas mulheres negras que vêm postando selfies com cartazes contra a série ‘Sexo e as Negas’ recusariam um convite da Globo para serem protagonistas desta mesma série após compararem o enredo com Sexy And The City?

Eu não sei elas, mas eu não recusaria. Portanto, irei continuar acompanhando "Sexo and The City e as Negas" ;)
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Sucesso no G+

Mais de UM Milhão e Meio de acessos na Minha Página de Trabalhos do G +.
No Início do Mês de abril era hum Milhão e Duzentos mil ... Que salto! E Olha que eu AINDA Tenho muitoooo pra Mostrar ... Preparem-se! :) 

‪#‎ RealizaçãoProfissional‬  ‪#‎ Feliz‬  ‪#‎ SeSentindoImportante‬  ‪#‎ RumoA2Milhões‬ @LucimariPaixao




SIGA-ME OS BONS !!! Lucimari Paixão Bahana G +

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sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Pronto, Falei!

Não é que eu não tenha nada a dizer, é que eu não sei se vale a pena...
Ta todo mundo tão ocupado e preocupado com si mesmo, com o próprio umbigo, que a cada dia eu fico mais descrente da humanidade. E a dúvida que me cerca é: O que será que vale a pena hoje em dia?

A competição inicia na infância, quando nossos irmãos escondem um doce no fundo da geladeira para que ninguém mais ache (nem eles); ou quando temos que pegar uma peça de roupa deles e usarmos escondido, porque quando eles descobrirem... Ficaremos descobertos. #QuemNunca?

Aí você cresce ainda despreparado para enfrentar o mundo (mesmo com toda ajuda cretina de seus irmãos) acreditando que todos os seus amigos de infância serão eternos e que, o máximo que pode acontecer é este grupo aumentar cada vez mais e você não ter dinheiro para dar tantos presentes de aniversário... Quando a idade vai chegando, percebe-se que nem a metade daquele grupo faz mais parte de sua vida. Pior, nunca mais você irá encontrar pessoa com o mesmo perfil de quando você era criança, pois a inocência nunca fica maior de idade. Cada adulto tem os seus interesses.

Conseguir amigos fiéis após os 20 anos de idade é, de fato, uma tarefa para o Super Homem ou para a Mulher Maravilha, ambos dotados de super PODERES (se é que você me entende)... E, mesmo assim, isso não é uma garantia, pois atrelada aos interesses está a ingratidão.

O que tem sido valorizado hoje em dia são os números de curtidas nas selfies. Se o número for considerado bom, a pessoa passa a acreditar que és um sucesso... Mera ilusão... Geralmente quem curte está querendo ser curtido, é só uma constante troca de terceiras intenções. 


Com o auxílio das redes sociais como ferramenta de comunicação, a maioria de seus amigos se tornaram “artistas”, “modelos”, “pesquisadores”, “professores”, “filósofos”, “críticos sociais”, “amantes da natureza”, e, dentre tantas outras atuações, destaca-se o apelo religiosos e contemplação da moral e dos bons costumes (bem diferente do que mostra sua página de fotos)... Falar “eu amo” nunca foi tão fácil, difícil mesmo é demonstrar.

Então você posta que está triste, e recebe uma chuva de mensagens divinas acompanhadas de uma ‘carinha feliz’. Quanto aos atos divinos, ninguém pratica de fato. Quando te perguntam “o que aconteceu?” é, simplesmente, por curiosidade.

Aí você posta o oposto. Mostra que está feliz e que algo de muito bom aconteceu na sua vida. E a situação se repete, com a diferença de que o sentimento atrelado a estas mensagens são cada vez mais falsos. É quando eles dizem “Fico feliz por você!”. MENTIRA! Fica nada! Fica é se perguntando “porque aconteceu com ele e não comigo?”. No dia seguinte ele posta: “Livrai-me dos olhos do mal”; “Não conte suas vitórias, a inveja tem facebook”... E eu me pergunto o tempo todo: Onde está a humanidade dessa humanidade? Isso porque, tudo aquilo que se posta, são projeções de personalidade. A palavra Selfie, nunca foi tão bem colocada. 

Diante deste cenário onde todos estão atuando em busca dos aplausos, eu tenho curtido menos as redes e evitado falar, pois estou vulnerável a tudo isso. Tenho optado por escrever e-mails, ou falar ao telefone e pessoalmente.

Não me interessa saber o que os meus “amigos” comeram durante o dia... Eles não me convidaram... Muito menos onde eles foram, porque eles não e chamaram...  E, inacreditavelmente, quanto mais distantes de mim eles estão, mais detalhes eu sei sobre a vida deles. Quanto às suas personalidades... Só retrocedendo minha idade para poder analisar.

Viva a tecnologia!!!

 Mas VIVA sem ela também!

E como eu não tenho mais à falar, encerro com a famosa palavra do filme Mary Poppins...

Supercalifragilisticexpialidocious
https://www.youtube.com/watch?v=YzkFE7CkpRQ

 #Preocupada 

# ProntoFalei
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quinta-feira, 31 de julho de 2014

Produthora Miscelânea



Você já Conhece a Produtora Mais completa da Bahia?


Pois é! Ela ESTÁ atuando, Não Só na Bahia, Como No Brasil Inteiro. Estou Falando da Produthora Miscelânea. Aquela Que ópera das Artes em Diversos campos, os tais com: Fotografias, vídeos, Desenvolvimento de Figurinos, Produções Artísticas, Desenvolvimento de Roteiros e Releases, Desenho Gráfico, Identidade Visual, dentre muitos Outros. Todos Serviços SO PODEM SER consultados atraves da Página: http://produthoramiscelanea.blogspot.com.br/

La Voce perceberá Que, Além de Tudo Mais ISSO, AINDA há Atuação em Dois campos IMPORTANTES voltados par o campo Empresarial, SEJA OU: Consultorias Relacionadas Pará como áreas de design, Moda e Têxtil; Além de Contar com o Observatório Cultural de Comportamento e Consumo.
Miscelânea é Isso, misturar Todas As artes em Um Só lugar.
  
Pra você Leitor, Que Já me Conhece e me acompanha Ao Longo dos anos, Aqui e NAS redes sociais, E Importante ressaltar that this E Mais uma Realização de hum grande sonho. Pois Eu Não Sabia Como juntar todos os meus aprendizados em Um Só lugar, comi surgir à ideia de Fundar uma Produtora, Que, com a Permissão da Licença poética, ágora Passa a Ser conhecida Como Produthora, inserindo um 'h' letra na Palavra, objetivando dar Diversidade Ao Nome e facilitar como buscas na internet; Onde Os Meus Trabalhos, ágora somados AOS de Uma Equipe extremamente Competente (e Quem Me Conhece SABE que sou exigente) Uma ganham Dimensão AINDA Maior e PODEM Ser Vistos atraves das seguintes redes sociais:


Todas ELAS encontram-se lincadas à página http://produthoramiscelanea.blogspot.com.br/ , Onde Tudo PODE Ser visualizado, curtido e, Melhor AINDA, compartilhado.
Torco Pela hora de ver como Páginas Bombando NAS Redes, COM centenas, Milhões de acesos; Como tal a Minha page Pessoal do Google+ Que Conta com Quase hum Milhão e Meio de Acesso; e eu agradeço a Deus ISSO, eA Todos Que curtem Meus Trabalhos.
Vejo VOCÊS por aqui (MAIS Intimamente), NAS redes sociais, e atraves da nova lente que me focaliza e me Projeta ... Produthora Miscelânea.

Ate lá!
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quarta-feira, 16 de julho de 2014

Atuação dos Profissionais de Moda no Brasil é Preocupante

O Perfil do Consultor ...



Afinal, o Que É UM consultor de Moda?

E perceptível  O Crescimento impulsivo dos Profissionais de moda no Brasil. Seria Ótimo se NÃO Fosse Tão preocupante o Perfil destas PESSOAS Que acabam de se Formar e Já se consideram Especialistas não ASSUNTO. Acredito Que ISSO aconteça devido Ao Fato de muitos, Que Nem formados de São Paulo, e na that possui QUALQUÉR Experiência no Mercado, denominarem-se "Conhecedores da Moda". Que Moda E ESSA?

ESTA na moda Dizer Que entende de moda. Todo Mundo Que Tem Certa Afinidade com o ato de vestir-se, a Ágora possui Um Blog OU UM PERFIL NAS Redes sociais e de se denominam especialistas não ASSUNTO. Muitos AINDA conseguem Quadros na Televisão ...

São infinidades de blogs com "look do dia", Além de centenas de Ofertas de Serviços de estilistas pessoais, OU ATÉ MESMO, Consultores . Aviso aos navegantes that Pará POSTAR Imagens (geralmente Pessoais) atraves dos Meios Digitais, Não Precisa ter Conhecimento Sobre moda, e sim Dinheiro na Conta pra Poder Adquirir os looks Mais modas das vitrines e POSTAR Onde Quiser. ISSO nsa lev Ao Segundo Ponto: Quem Disse Que moda ESTÁ APENAS relacionada Ao Que É Novidade e Ao Que Custa caro? Alto La minha querida, uo meu querido internauta! Uma Coisa nada TEM a ver com A Outra. Saber cantar no banheiro NÃO Faz da Pessoa Uma musicista, Muito Menos hum artista.

De Todas As Grandes Questões Que envolvem os tais Atos, minha Maior Preocupação NÃO ESTÁ voltada AOS Que Nunca cursaram hum oficina Relacionado Ao ASSUNTO, or Muito Menos Uma Faculdade; POR APENAS dos estes eu lamento Pela Exposição Inútil, desnecessária; ATÉ Porque tentar gostos Impor Pessoais nsa Outros E algo Que Não se aplica Mais, Faz ritmo. Me preocupo E Com OS Que acabam de Sair da Faculdade e sem Nunca Terem pisado OS Pés em Uma fábrica DE ROUPAS, se dizem Especialistas. Alias, CONSULTORES DE MODA!

Analisando a Rede Minha sociais Esta Semana me deparei com Mais de 90% de conhecidos da área Que se denominam "Consultores de Moda". Tudo Bem that Alguns Deles até já trabalharam EM Uma OU DUAS Fábricas - Outros comeu montaram marca Própria Antes Disso (O Que NÃO Significa ter Experiência) - mas è Muita Falta de humildade se achar Capaz De Chegar a QUALQUÉR Empresa de confecção e Conseguir, Além de identificar, resolver QUALQUÉR Problema de QUALQUÉR área, ISSO Porque uma área de Desenvolvimento de Produto vai Muito além de Fazer Desenhos "Criativos" e mandar para à prototipagem. Ninguem Melhor do Que OS PROPRIOS Empresários do Ramo Pará citar OS principais Problemas Diários, Quais os, muitos destes, NEM MESMO ELES Sabem de onde vem e Onde Vão Parar.

A maioria Desses Colegas de profissão desconhece o Fato de Que, Para Ser considerado hum consultor, TEM that ter Conhecimento pleno de SUA área de Atuação, Além de grande Experiência. A Faculdade Ensina o Certo, mas e Com OS Erros da Prática Que se Aprende. O Que Não É legal, Muito Menos Faz SENTIDO, E QUANDO errar Sé e pago Para resolver Problemas e NÃO cria-los UO prolonga-los. 

E ATÉ Perigoso, tanto o Pará Profissional, Pará Quanto o Empresário, uma Ação de Uma consultoria when o Profissional Responsável Pelo Processo NÃO possui Experiência Para detectar e resolver os tais Problemas. Consultoria, Experiência e Prudência devem Caminhar Lado a Lado, POIs O Que ESTÁ envolvido, não final de todo o Processo, E o Lucro fazer Empresário e Nome do consultor, Que Sera Responsável POR Todos Os Resultados obtidos.

Como consequencias Para O Mercado São gigantescas, POIs, centenas e milhares de ATÉ Profissionais de moda e Design Recém-formados São lançados no Mercado Cada um semestre em TODO Brasil. Mercado este that ATÉ meados da Década Passada era insistente de Profissionais graduados na área, POIs NÃO existiam Cursos Superiores do Pará Tais Modalidades - No Máximo hum Curso técnico de estilismo - Como funcionava Uma forma de Herança de Conhecimento e maquinários de pais Pará Filhos, de Mães Filhas do Pará, de Avós e Netos Pará Netas, é Assim sucessivamente.

Para Tirar ESTA Dúvida basta perguntar AOS Empresários Mais Antigos nenhuma Mercado Como ELES começaram, eA maioria DELES responderão: "casa começei costurando em, Porque eu via Minha Mãe OU Minha Avó costurando". "Começei costurando pra mim, E Depois passei a vender de para amigos Meus ...". A maioria DELES nunca fez hum Curso técnico na área, Muito Menos superior, e when decidiram Fazer, escolheram se especializar na Parte Administrativa. A Criação FICA Parte de um Mercê de SEUS gostos Pessoais, uo da Prática da Cópia. Entao Vem como Estatísticas e apontam Que o Prazo Máximo parágrafo Uma Pequena Empresa de confecção Sobreviver nenhuma Mercado E de penas 5 anos. ISSO Significa Dizer Que se um MESMA NÃO se renovar e NÃO atingir OS Padrões do Mercado fecham como Portas em pouquíssimo ritmo. E Onde Está a Renovação se NÃO nenhum Conhecimento?

Por Mais Que Pareçam irrelevante, o consultor de moda TEM Que, Além de sabre Estudar a Empresa e SEUS
Objetivos, entendre Bem de Estruturas de Tecidos, maquinários, Aparelhos, Métodos de costura, ACABAMENTO químico, Programas computadorizados, balanceamento de Produção e misture de Produtos, Modelagem, fornecedores, projeto Estratégico, Marketing, Alvo Público, Pesquisa e História ... Tudo O Que Facilité e Torne Possível O Processo de Desenvolvimento e Construção do Produto Como hum TODO. Citar nomos de estilistas famosos e Os modelos de SUAS Últimas Coleções, Não Faz fazer Profissional hum consultor.

Enquanto a maioria dos "Profissionais" acreditarem Que Moda se definir APENAS atraves das Formas e Tendências (SEM NEM saberem de Fato o significado de 'Tendência'), O Que teremos e Um Mercado FECHADO PARA OS amigos e Familiares dos Empresários, copiada Uma moda , eA China Como principais concorrente.

Contudo, O Que Esperar de Uma área Que trabalha constantemente Desenvolvendo o ego de Quem Faz e de Quem EUA?


http://lucimaripaixao-designer.blogspot.com.br/2012/08/designer-de-moda-uma-profissao.html
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