domingo, 28 de agosto de 2011

Salve Salvador!

Olá queridos leitores!
Hoje a postagem será direcionada para turistas... É... Isso mesmo... Será para pessoas que gostam de viajar e conhecer culturas novas.


São Salvador da Bahia de Todos os Santos
Estive viajando durante estes últimos sete meses inteirinhos, e todos os lugares que eu chegava e dizia que era Baiana, Soteropolitana, ficava nítido nos olhos das pessoas que só o pronunciar destas palavras causava encanto. Todo mundo sempre exclamava “Eu amo a Bahia!”, mesmo sem nunca ter ido lá. Daí em diante o papo ia acontecendo e sempre eu ouvia a mesma pergunta: “O que tem de bom em Salvador?”. Orgulhosamente eu respondia que Salvador é uma cidade encantadora, e que em suas veias corre o sangue africano, no melhor sentido da palavra.
Ouvi algumas pessoas, muito poucas, dizendo que Salvador é uma cidade suja, feia e cheia de problemas sociais. Achei muito engraçado quando um carioca, semana passada, me disse que Salvador tem um aspecto de favela gigante. É PRA MORRER DE RIR, NÃO É?
Que grande metrópole está imune a problemas sociais? Que eu saiba nem uma. Muitas vezes eu sinto certo ar de inveja das pessoas que insistem em falar mal de Salvador, ou do jeito de ser do baiano. Essas pessoas sentem é Inveja da alegria que o baiano esbanja, mesmo cheio de problema e sem nem uma perspectiva de melhoria; Invejam o nosso carnaval que é o MAIOR do PLANETA. Querendo ou não, sabemos fazer e curtir festa como ninguém. Vale ressaltar que, enquanto o turista descansa na nossa terra, o baiano trabalha para servi-lo.

Moqueca de Peixe com Dedê
 Desfrutam da nossa gastronomia única, das nossas praias, da nossa água do mar quentinha... Somo donos da maior orla do país, do maior colorido na arquitetura. Possuímos o dialeto mais original do mundo (temos um dicionário próprio), e um jeito de falar cantando... E por falar em cantando... O nosso acervo de artistas é gigantesco, praticamente incontável; estes fazem a alegria, não só dos baianos, mas do país e do mundo inteiro.  O sangue baiano tem dois vírus, um chamado afeto e outro chamado alegria, e quem deles se aproximar será contagiado e jamais será curado.
Tente pegar um ônibus em Salvador às 6 da manhã ou em qualquer horário de pico... Os pontos e os ônibus estão lotados. A cidade fica totalmente ‘engarrafada’. Chega a ter até confusão, pois, soteropolitano de verdade não precisa de grandes motivos para “rodar a baiana”. A lenda de que o baiano é preguiçoso deve ter surgido do descaso que o baiano tem em relação ao tempo. Qualquer hora é hora para fazer qualquer coisa, pois o baiano trabalha pra viver e curtir, diferente de viver para trabalhar. O baiano é guerreiro; traz em sua carga genética de seus ancestrais essa garra de luta em busca de dias melhores, e quando aquele espaço fica pequeno para ele, ele sai em busca de novos horizontes, mas um dia ele retorna.
Confesso que nos tempos de outros governantes Salvador já foi melhor, porém esta cidade não está a baixo de nem uma outra deste país. Foi na Bahia que tudo começou... Já formos a primeira capital do Brasil e este título permanece em nossa história e cultura, isso ninguém nunca vai nos roubar.
Eu passaria uma eternidade defendendo minha terra e meu povo, pois sinto muito orgulho de ser baiana, e desconheço o baiano que pese diferente de mim. Foi como forma de protesto a essa pequena minoria, e  para ajudar aqueles que seguem pra Bahia sem qualquer tipo de preconceito, que eu resolvi mostrar o que é que a Bahia tem, escrevendo um pequeno 'Guia Turístico de Salvador' que  segue na postagem abaixo, aproveitem e divirtam-se. ;)
"Haverá um ponto sempre a discutir, melhor lugar que este aqui, prefiro duvidar..."

Atenção para a letra da Música!
Segue Guia Abaixo! ;)

OBS: Para Comentar ou Seguir o Blog, seu Gmail deve estar logado (aberto). ;)
COMPARTILHE
Share on Google+ Icon

2 comentários:

  1. esse é o verdadeiro amor a sua terra, se todos os invejosos e preconceituosos, que ao resolver falar mal dos nordestinos em geral pensasse no mínimo desse texto que vc escreveu...tudo seria diferente e essas duas palavras não precisaria existir entre regiões: violência e preconceito. ass: Eglantine Lívia

    ResponderExcluir
  2. Lu,


    Olhe a sua Bahia bombando!!!!

    http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1018098-morro-de-sao-paulo-tem-tirolesa-e-praias-quase-desertas.shtml

    como você diz, um cheiro rsrsrs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.