Sindconf aponta desafios no setor de moda no Amazonas
Para o presidente do sindicato, faltam profissionais qualificados para produzir moda na região, atendendo a demanda atual de acordo com as exigências climáticas e gosto de clientes.
Mayara Brilhante
O setor de confecções no Amazonas enfrenta dificuldades no que diz respeito à mão-de-obra qualificada. A informação é do presidente do Sindicato de Confecções do Estado do Amazonas (Sindconf/Am), Engels Lomas de Medeiros, divulgada durante a o Workshop Diário de Inspirações Para Design de Moda – Verão 2012. A abertura do evento ocorreu ontem (02), no Da Vinci Hotel (Zona Centro Sul).
Para o presidente, faltam profissionais qualificados para produzir moda na região, atendendo a demanda atual de acordo com as exigências climáticas e gosto de clientes. “Nosso Estado ainda sofre com o problema da falta de mão de obra qualificada no setor de confecções: moda casual, praia, fardamentos entre outros. Precisamos capacitar pessoas para alavancar o setor, desde o designer até a costureira. Sabemos que um setor para crescer necessita de capacitação e o workshop é prova disto”, afirma Engels.
De acordo com ele, embora ainda exista a dificuldade em encontrar pessoas qualificadas, o setor gera em torno de R$200 milhões por ano, além de 8 mil empregos diretos e mais de 21 mil indiretos. “Atualmente 52 empresas filiadas ao sindicato também estão envolvidas em projetos com outras entidades, uma delas é o Sebrae dando apoio em cursos de capacitação para funcionários e empresários por meio do Programa Sebrae de Qualidade.”, disse Engels.
“O Diário de Inspirações para o Design de Moda veio para trazer inovação aos estilistas manauaras. É uma oportunidade de fazer uma leitura da sociedade e atender a demanda local, procurando produtos específicos para nossa região”, conclui presidente.
Palestrante Lucimari Paixão |
O Diário de Inspirações tem como objetivo promover a criação e desenvolvimento de produtos nas mais diversas áreas do setor de moda. A iniciativa ocorre em outros Estados do País, por meio de um convênio entre o Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiq/RJ). O evento ocorre até o dia 05 de agosto, com programações itinerantes.
Para a palestrante do workshop, Lucimari Cerqueira, o Diário de Inspirações trabalha com base em conhecimentos nas mais diversas áreas da ciência. “Para o designer e/ou estilista é importante compreender como o público se comporta para daí desenvolver tendências. A textura, cores e cortes provocam diferentes sensações nas pessoas. Inovar é entender os desejos dos clientes e trabalhar em cima disso, proporcionando a melhor roupa possível para aquela demanda”, afirma Lucimari.
O Programa Sebrae de Gestão da Qualidade foi desenvolvido com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e tem como objetivo disseminar a importância de um sistema de gestão voltado à qualidade, possibilitando a compreensão da necessidade de mudança pessoal e organizacional, obtendo uma visão estratégica do negócio. O programa proporciona benefícios nas áreas de gerenciamento por processos, da valorização das pessoas, da melhoria do ambiente de trabalho e da medição dos resultados por meio da definição de indicadores.
OBS: Para Comentar ou Seguir o Blog, seu Gmail deve estar logado (aberto). ;)
OBS: Para Comentar ou Seguir o Blog, seu Gmail deve estar logado (aberto). ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.